Fazer xixi mais de oito vezes por dia pode ser sinal de bexiga hiperativa
Problema é um dos vários tipos de incontinência urinária.
Conheça os fatores de risco, os sintomas e os tratamentos.
http://s02.video.glbimg.com/x240/1941133.jpg
Segundo o ginecologista José Bento e a fisioterapeuta Débora Pádua, o distúrbio é mais comum no sexo feminino e atinge até 40% das mulheres acima dos 60 anos. Entre os homens, a doença ocorre principalmente após uma cirurgia de próstata.
Uma pessoa normal armazena cerca de 400 ml de urina até sentir vontade de eliminá-la, mas essa quantidade pode chegar até 1,5 litro.
Indivíduos com bexiga hiperativa – que muitas vezes está ligada a fatores emocionais – têm instabilidade do músculo ao redor do órgão, que se contrai com 200 ml de urina ou menos e provoca urgência para ir ao banheiro.
Quem bebe cerca de 2 litros de líquidos por dia faz xixi de seis a oito vezes entre a manhã e a madrugada. Se passar desse limite, algo está errado. No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina.
Para quem não quer acordar à noite para ir ao banheiro, o ideal é evitar cafeína, frutas cítricas, refrigerante e pimenta.
Se você começa a não sair de casa e ficar muito preocupado com o xixi, é um sinal de alerta para procurar um médico. O diagnóstico é feito por um exame de urodinâmica, que identifica o grau de perda urinária e a força realizada. Esse teste é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas grandes cidades do país.
Existem quatro principais tipos de incontinência urinária. São eles:
- Incontinência de esforço: é quando a musculatura do assoalho pélvico
se enfraquece e a pessoa perde urina ao tossir, espirrar, gargalhar,
levantar-se ou agachar-se.
- Incontinência de urgência: ocorre quando há vontade súbita e
incontrolável de urinar, em meio a atividades diárias. Dependendo do
caso, a pessoa não consegue se segurar e, à noite, também levanta para
ir ao banheiro.
- Incontinência mista: é uma associação das duas anteriores, com o
agravante de o indivíduo não conseguir controlar a perda de urina.
- Incontinência de transbordamento: acontece quando alguém segura tanto o xixi, que a bexiga não comporta o volume e transborda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário